
PÓS-GRADUAÇÃO
Psicologia Escolar:
Diagnóstico e Avaliação
ATENDIMENTO AO ALUNO PELA PLATAFORMA ONLINE
ÁREA DO ALUNO
Objetivo
É capacitar profissionais para atuar na identificação e avaliação das dificuldades de aprendizagem, bem como no desenvolvimento de intervenções psicológicas que possam auxiliar o processo educacional dos alunos.
Adquirirem conhecimentos sobre as principais teorias e técnicas de avaliação psicológica, especialmente aquelas que são aplicáveis ao contexto escolar.
Conteúdo Programático
- Fundamentos e abordagens da Psicologia Escolar;
- Psicopatologia da criança e do adolescente;
- A Neuropsicologia e a percepção e a construção visual no aluno;
- A função dos Testes Psicológicos na avaliação do aluno;
- Aplicabilidade dos Testes Psicopedagógicos na escola;
- O Psicólogo Escolar e as Intervenções na Educação Infantil e Ensino Fundamental;
- Gestão pessoas e relações grupais na escola e o grupo operativo segundo Pichon-Rivière e Bleger;
- Desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente;
- Desenvolvimento da sexualidade infantil e do adolescente;
- O Psicólogo Escolar e a Educação Sócioemocional;
- A Família X Escola: A construção da autonomia, limites e referenciais;
- Transtornos emocionais da criança e do adolescente na escola;
- A Neuropsicologia e os aspectos físicos e as características típicas do aluno de inclusão;
- O Psicólogo escolar a avaliação do Desenho da criança;
- MTC I – Gramática, Ortografia e Produção de Texto;
- MTC II – Elaboração de Projetos;
- MTC III - Elaboração do TCC (Final) – Artigo Científico.
Púbico-alvo
Graduados em Pedagogia, Psicologia, e que atuam nas modalidades de Ensino da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental e Médio), e os demais profissionais que sentem a necessidade de aprofundar conhecimentos na área.
Certificação
Certificado 100% DIGITAL
Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu são realizados em Parceria entre a LIBERA LIMES Instituto de Ensino e o Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, conforme projetos pedagógicos aprovados por Ato Autorizativo expedido pela Câmara de Ensino e Conselho Superior de Ensino, validado Ministério da Educação e Cultura - MEC - (Resolução Nº1, de 6 de abril de 2018).
